segunda-feira, 7 de julho de 2008

Mártires modernos


Amy Winehouse é a criatura martirizada da vez. Neste começo de fim de década, ela foi eleita para expurgar os males da sua geração com seus próprios tormentos. Toda a imprensa procura suas imagens em momentos de loucura, fragilidade, dor e decadência. Existem "bolões" que especulam a data de sua morte. Existe uma indústria paralela se alimentando de toda a tristeza dessa moça.
Acho que, posto isso, cabem algumas questões. Por que Amy foi a escolhida desta vez? Por que sempre existe essa necessidade de se achar o mártir de uma geração? Por que que, quanto mais alguém nessas condições se aproxima do fundo do poço, maior parece ser a torcida para que essa pessoa se detone de vez?
Vamos tentar responder aos poucos.
Quem tiver sugestões e quiser deixar seu ponto de vista nos comentários, esteja à vontade! A tribuna é de vocês!

sábado, 5 de julho de 2008

A propósito

Você, musicista, o que costuma responder aos idiotas que vêm com essa cretina e manjadíssima frase de mau gosto:


- Toca uma pra mim?



Toda musicista já ouviu isso... e, se não ouviu, já pode ir preparando uma resposta, pois, pode ter CERTEZA de que, infelizmente, VAI ouvir.

Paquera de bêbado - round 1 (fight!)

Introdução feita e comentada alguns posts abaixo, vamos às histórias cabulosas.



Uma amiga de um amigo foi tocar em um lançamento de um livro. Festa open bar. Uísque importado, cerveja da mais cara, champanhes, vinhos, vodcas... tudo do bom, do melhor e com fartura. Não deu uma hora de festa e 97,5% das pessoas do recinto estava caindo de bêbada (os outros 2,5% eram os músicos que tocariam depois e os garçons). Casa absolutamente abarrotada (diz que tem um rega-bofe de graça pra ver se não lota!), mal se podia andar lá. Esse era o cenário.

O show dessa amiga de um amigo foi um sucesso! O público realmente curtiu o repertório, aplaudiu bastante, pediu bis. Ok, estavam bêbados, mas o importante é que gostaram. Feliz, após terminar seu set, teve que encarar a muvuca etílica para ir até o caixa receber sua paga. Foi um trajeto, digamos, peculiar.

Dois garotos que, provavelmente, tinham acabado de fazer dezoito anos e estavam ainda levemente alcoolizados, disseram que ela era linda, cantava divinamente e merecia um beijinho duplo em cada bochecha. Simpáticos. Quiseram até tentar puxar papo mas, ao virem uma aliança DESSE TAMANHO na mão direita dela elogiaram mais uma vez o repertório, agradeceram a simpatia e a atenção dela, despediram-se e foram procurar quem estivesse a fim de uns beijinhos mais ao centro do rosto.

Esgueirando-se entre a muvuca, um camarada bastante bêbado pediu um selinho. Se ela estivesse fumando, provavelmente, o álcool do bafo, ao encontrar a brasa do cigarro, queimaria seu rosto. Seguiu-se o brilhante diálogo:

- Na boa, cara. Eu tenho namorado!
- Mas ele não tá aqui!
- Mas eu amo meu namorado. Não vou beijar nem você nem ninguém.
- Mas faz de conta que eu sou o Vesgo (do programa Pânico na TV)
Deu uma desculpa qualquer e largou o mala falando sozinho.

Quase em frente ao caixa, perto do balcão, viu uma das garçonetes tentando desesperadamente convencer um sujeito de que não, ele não poderia pegar a garrafa de vodca e beber no gargalo. Com aquele bafo de posto de gasolina, dirigiu-se à musicista:

- Ei, era você que tava tocando! Toca uma pra mim?

- Em primeiro lugar: não vou tocar a primeira porcaria que me aparece na frente. Em segundo lugar: tenho namorado.

- Mentira! Eu sei que você quer me beijar!

- Não cara, na boa, não quero te beijar.

- Então eu vou te morder!

E não é que o imbecil pegou a mão dela e mordeu? Não chegou a machucar, mas não foi muito leve, não! Os amigos o levaram embora antes que o segurança da casa o fizesse. Pediram mil desculpas a ela que, sem acreditar no que aconteceu, disse apenas que tudo indicava que já tinha passado da hora de ele ir para casa.

Conseguiu pegar seu dinheiro e, aos trancos e barrancos, conseguiu sair do barzinho.


domingo, 29 de junho de 2008

Cantor ou vocalista?

Acabo de abrir o site do Multishow pra ver quem são os indicados e eis que, quando o abro o link "melhor cantor", deparo-me com essa lista:

- Caetano Veloso
- Chorão (Charlie Brown Jr.)
- Di Ferrero (Nx Zero)
- Dinho Ouro Preto (Capital Inicial)
- Samuel Rosa (Skank)

Pára o mundo que eu quero descer! Já! Agora! Nesse minuto!




Onde está a indicação do ÚNICO cantor acima da média em atividade na mídia do Brasil, o Ney Matogrosso?????????

Num país em que já tivemos Tim Maia, Orlando Silva, Francisco Alves, Cauby Peixoto e Nelson Gonçalves ter que engolir Dinho Ouro Preto, Di Ferrero e Chorão é baixar o nível demais! Se o Caetano tem algum ponto forte, certamente, não é a voz (mesmo porque ninguém agüenta mais ouvir o Caetano falar). E o Samuel Rosa é um ótimo vocalista. Mas não cantor.

Acreditem em mim: vocalista e cantor não são sinônimos. Vocalista é o cara que, por força das circunstâncias, acaba sendo o porta-voz de uma banda ou de suas próprias composições. Ou porque outros intérpretes não se interessaram, ou para trabalhar melhor a imagem e deixá-la mais comercial, ou por fazer questão de expressar suas idéias, seus sentimentos, enfim, milhões de razões são possíveis e até justificáveis para que alguém com vontade, carisma e um pouco de voz assuma o microfone. Sim, o vocalista é perfeitamente capaz de transmitir uma emoção e passar sua mensagem, mas, pra ser um cantor, é preciso mais.

Cantor estuda canto. Cantor é afinado. Cantor tem boa dicção. Cantor tem um timbre belo. Cantor não está em cima do palco abrindo a boca por força das circunstâncias. Cantor tem força artística, tem um quê de magia arrebatadora e inexplicável que atinge, com sua voz, o consciente, o subconsciente e te faz parar, escutar e se deleitar.

Um dos raros exemplos de vocalista que, ao mesmo tempo, era um magnífico cantor, era o Freddie Mercury. Já, por exemplo, o Bono Vox é um grande vocalista - mas não é um cantor. Milton Nascimento é um cantor que compõe. Caetano Veloso, Tom Zé, Lulu Santos, Pepeu Gomes, João Bosco, Arnaldo Antunes, Nando Reis e quejandos são compositores que cantam. Elis Regina foi a maior cantora de todos os tempos. Paula Toller é uma mera vocalista. Amy Winehouse é uma cantora. Madonna é uma performer (outro departamento) e Britney Spears é uma marionete (departamento cada vez mais lotado).

Não existe problema nenhum em ser vocalista. O problema é a confusão dos méritos. Talvez seja uma bobagem pra alguns, mas eu não acho.

Menos mal que o Pedro Mariano não foi indicado! A Maria Rita pelo menos não é picareta.




Paquera de bêbado - introdução

Bêbado é algo chato no sentido mais chato da palavra. Mesmo o mais engraçado dos bêbados, uma hora ou outra, vai ficar chato. Vai passar mal, vai bater no peito ou nas costas de um cara que mal conhece e vai falar "Te considero pra caramba!", vai desfilar sua inconveniência pelo recinto de alguma forma. Todo mundo que já cruzou com um bêbado sabe como é.

Para os músicos, além do "bêbado narrador" de um dos primeiros posts do blog, temos outro tipo de bêbado que estorva até não mais poder: o paquerador. Nenhum músico, aliás, nenhum ser humano em qualquer profissão merece ouvir cantadas estúpidas ao pé do ouvido, sentindo aquele bafo nojento de cachaça.


Oi, gato. Você vem sempre aqui?

As outras profissões têm uma vantagem com relação às providências que se pode tomar quando se ouve uma gracinha desse nível no trabalho. Se, por exemplo, alguma arquiteta, publicitária, gerente de banco, etc. ouvir uma bobagem dita por algum cliente ou colega bêbado, pode até processar o infeliz. Os músicos (e principalmente as musicistas), por sua vez, não têm esse privilégio, apesar da situação ser exatamente a mesma: assédio no recinto de trabalho.

Uma coisa é ser abordada com respeito por alguém que te admirou no palco por alguma razão. Uns querem elogiar sua voz, outros perguntam a marca do violão, outros dão parabéns pelo geral e outros, realmente, querem algo mais. Até aí, nenhum problema: quem é comprometido sai de letra (ou não), quem não é pode querer "conhecer melhor" seu admirador (ou não) e por aí vai. Um casal amigo meu apaixonou-se quando ela o viu tocando baixo com uma banda num barzinho e estão juntos há quase dez anos. Quando o papo acontece com educação está tudo muito bom, está tudo muito bem e o ego agradece.

Mas nem sempre é assim...

domingo, 15 de junho de 2008

5000!!!


E é com muito gosto que anunciamos a belíssima marca de 5.000 visitas ao Barzinho!!

Sintam-se todos vocês muito agradecidos de todo o coração, mas quero citar dois nomes em especial: o dj Raphael Mendes, que sempre dá a maior força publicando alguns tópicos no Bobagento (http://bobagento.com/) e ao cliente mais querido da casa, Neco Vieira (http://www.necovieira.blogspot.com/), presente em praticamente todos os posts com seus comentários e seu carinho!!


Que venham os próximos 5.000!!

Saúde!!

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Mais ainda do Raul

Ok, falando sério sobre Raul Seixas agora: segue para os fãs do Maluco Beleza um link do trecho do artigo que meu amigo Luiz, o maior "raulzófilo" do Brasil, escreveu sobre o cara!

http://revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=1719

Agora dá pra tocar Raul com muito mais cultura!