terça-feira, 11 de novembro de 2008
Post novo
Como diria o mestre Abravanel: "Aguardemmmmmmmmmmmmmmmmm"
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Chique
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Gringos... e bêbados

Falando em "consideravelmente bêbado", é notório que a relação que os gringos têm com a bebida é diferente da relação do brasileiro. Para encurtar razões, via de regram, gringo bebe, mas bebe MUITO mais do que o brasileiro - especialmente os europeus.
Uma vez, uns amigos foram tocar em um evento em um hotel chiquérrimo. Mulheres de longo, homens de terno e gravata, repertório ensaiadíssimo, tudo muito elegante.
O Piano Bar já estava um pandemônio quando meus amigos chegaram. Gente gritando em várias línguas (algumas já incompreensíveis), gente tropeçando em total contraste com a costumeira sobriedade (até exagerada) do lugar em outras ocasiões. Eles, músicos experientes, montam seu equipamento numa boa, rindo para um ou outra criatura que chega perto deles cambaleante, com um copo na mão e fala;

Um outro disse, sem cerimônia:

E assim por diante. Eis que começa o show. Garota de Ipanema, Desafinado, Corcovado, Águas de Março, O barquinho... e o povo gritando, aplaudindo e bebendo.
Aí chegou a hora dos sambas: Foi um rio que passou em minha vida, Quem te viu, quem te vê, o bêbado e a equilibrista... todos em uma versão mais acelerada, bem viva, bem vibrante. E eis que de repente, não mais que de reprente, um grupo relativamente grande se levanta, pega suas cadeiras, colocam-nas no meio do piano bar... e começam a brincar de "dança da cadeira". Um outro subiu na mesa. Um outro caiu no meio do bar. A banda anunciou um intervalo.
Os gerentes, com muito jeitinho, um a um, foram acalmando os ânimos do povo na conversa.
Depois dizem que maloca é coisa só de brasileiro...

Tá aí minha cantora predileta da atualidade que não me deixa mentir!
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Corporativismo
Conseguiu uma entrevista numa empresa. Surpreendentemente, estava tranqüila. Foi muito bem em todas as etapas. Um dos entrevistadores disse:
- Talvez você não encontre o ambiente com o qual você está acostumada. Você vai ter que se manter motivada e fazer o possível pra contagiar as pessoas - mesmo quando parecer que essas pessoas estiverem meio contra você. Dentro de um mesmo grupo, você vai ter que lidar com opiniões muito diferentes, sempre vai ter aquele que não vai trabalhar direito, que vai destoar do objetivo principal... e você vai ter que estar preparada para lidar com isso, tendo que focar um objetivo e fazer de tudo para atingi-lo e fazer com que o grupo também o atinja. Vai ter que lidar com pessoas, às vezes, meio estúpidas, meio despreparadas, que vão te colocar no limite. Isso é um ambiente empresarial... você acha que está emocionalmente preparada para isso?
Muito tranqüilamente, ela respondeu:
- Se o senhor não tivesse dito que essa é a descrição de um ambiente corporativo, diria sem pensar duas vezes que estávamos falando da experiência de ter uma banda tocando em barzinhos! Ou, talvez, um grupo de teatro. Não só estou emocionalmente preparada, como digo que isso já é parte da minha rotina de trabalho. Motivação, objetividade, contagiar pessoas, lidar com diferenças... o que pode ser mais relevante para um profissional da arte?
- Meus parabéns. A vaga é sua.
domingo, 2 de novembro de 2008
Tirinha sensacional

"Brinquedo de papel machê" foi ótimo!!!
Confiram outras tirinhas no site do cara que vale a pena!
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Preparação vocal - corpo
Para se sentir confortável cantando, é fundamental que se aqueça não só a voz, mas também o corpo. Cantar coloca o seu aparelho respiratório pra trabalhar dobrado e envolve, no mínimo, para os que cantam sentadinhos, movimentos de ombros, costas, pescoço e praticamente todos os músculos do rosto; os "serelepes" ainda têm que incluir no pacote toda a movimentação de braços, pernas, etc.
Quanto menos tensão acumulada em qualquer uma dessas partes, menos esforço você fará para cantar.
O ideal para montar um programa de alongamento é, antes de mais nada, fazer uma avaliação postural para ver que tipo de exercício vai te ajudar mais - e, principalmente, quais evitar. Por exemplo: quem tem qualquer tipo de problema na parte superior da coluna (região cervical) tem que evitar certos tipos de movimentos, enquanto quem tem problema na parte de baixo da coluna (região lombar) tem que evitar outros tipos de movimento. Então preste bastante atenção nisso e não se meta a besta: procure um profissional para te orientar e não corra o risco de se machucar de bobeira.
Depois de montado esse programa de aquecimento, você verá que suas articulações estarão aquecidas, as costas estarão retinhas, ajudando você a respirar melhor.
A respiração é o "motor" do canto e, obviamente, quanto melhor esse motor funcionar, melhor será o aproveitamento da sua voz. Nos próximos posts, dicas de controle da respiração e aquecimento dos músculos do rosto e da boca.
Pra quem se interessar, recomendo todos os livros da fonoaudiólaga Mara Behlau e também o livro "Canto, uma expressão", de Mônica Marsola e Tutti Baê, com outras informações preciosas a respeito da fisiologia do canto.
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Cigarro

Queridos fumantes,
ninguém aqui vai ficar fazendo sermão sobre os malefícios do cigarro e toda essa ladainha que vocês, com certeza, já estão cansados de saber. Também sei que é bom fumar um cigarrinho enquanto bebe uma cerva geladinha. Vocês têm todo o direito de curtir isso (e pagam pra isso), mas, POR FAVOR, fumem LONGE do cantor.
Não digo apenas em meu nome: tenho vários conhecidos e amigos cantores sentem os efeitos nocivos da fumaça do cigarro interferindo no seu trabalho, pois a respiração fica mais curta, o que faz com que a prega vocal faça um esforço excessivo, danificando-a a médio prazo. conheço até alguns cantores fumantes que não gostam da intereferência do cigarro na hora do show - a maioria só vai acender o primeiro do dia depois da apresentação. Atrapalha muito MESMO.
Eu parei de fumar há 8 anos, quando o otorrinolaringologista foi franco: "Ou você pára de cantar ou pára de fumar. Os dois juntos não dá porque a fisiologia da sua prega vocal não tem a menor resistência pra isso". Valeu a pena e eu recomendo, mas, se você não está interessado em parar, use seu bom-senso - que é muito mais eficaz do que qualquer lei proibitiva. Se você estiver muito próximo ao palco, afaste-se um pouco, procure um lugar mais ventilado - ou, pelo menos, tenha a bondade de jogar a fumaça para o lado OPOSTO. Não custa nada para você e ajuda MUITO o cantor.
Deveria ter feito esse post antes de estar com cordite (inflamação na corda vocal) e de desenvolver um nódulo nas pregas vocais! Dá-lhe fonoterapia...
Nos próximos posts, dicas de aquecimentos. Músico geralmente é meio preguiçoso pra isso e está erradíssimo.
