quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Trabalho

Tudo bem, gente?

Eu estou um pouquinho louca nesta semana, fazendo treinamento para meu novo emprego (e indo ao dentista, dando aula, tentando estudar, dormindo mal, etc.) e ainda não consegui organizar decentemente meu tempo para blogar.


(Via Bichinhos de Jardim)


Mas na SEXTA-FEIRA temos várias novidades por aqui pra descontar o tempo perdido, ok?

Enquanto não temos novos posts, vou aproveitar para convidar todo mundo a conhecer meu trabalho musical nos seguintes links:

Gi Vincenzi e Banda Imaginária é meu trabalho próprio - previsão pra lançamento do CD Cinco Minutos de Fama em 2009 (ou não). Vídeos, release do CD (ou não), fotos e 6 das faixas que estarão no álbum.

Giovana Vincenzi é como assino meu trabalho com covers. Release, fotos, vídeos e covers de Survivor, Cassia Eller, Ana Carolina, The Pretenders, Janis Joplin e Djavan.


Espero que todo muito goste!

Beijos e até sexta-feira!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Seresta do recomeço




Não havia mais razão para a seresta. Na janela, não mais Beatriz mandava seus beijos. Os olhos da musa não mais brilhavam. A saudade lancinava-lhe o peito e impunha-lhe um impiedoso nó na garganta.

Foram 54 anos de amor e quatro filhos criados; ou, como ele prefere dizer, "mais de meio século de namoro e quatro frutos desse amor". Lamentou o fato de três, dos quatro filhos, terem desmanchado seus primeiros casamentos. Mostrou Beatriz em sua juventude - belíssima - guardada em preto e branco na carteira. Mostrou um bilhete escrito em letras miúdas e caprichadas:

- Os cabelos embranquecem e nosso amor nunca envelhece. De sua eterna namorada.

Lágrimas.
Mas acreditava no céu e Beatriz estava lá, muito bem aconchegada. Ela, certamente, continuava a ouvi-lo... e mais certamente ainda não o queria triste. Era preciso cantar, mais que nunca era preciso cantar. Cantar para Beatriz, cantar para a vida, cantar a bênção e o privilégio de quem experimentou o verdadeiro amor infinito enquanto durou.

Então, aos 77 anos, uma ano e meio após a última seresta, ele subiu, glorioso, ao palco do barzinho, a convite de uma grande amiga. A voz inigualável um pouco trêmula, mas ainda lindíssima, com a potência e magia que só a voz dos seresteiros legítimos carregam.


- Esses moços, pobres moços... ah, se soubessem o que eu sei!

domingo, 23 de novembro de 2008

A arte de irritar um músico profissional - ensaio

Pô bicho, sabe que que é? Nem deu pra tirar as músicas!


Chegue sem ter a menor idéia de nada. Peça para alguém colocar a música para você tirar na hora. Diga que tirou e, na hora de tocar, toque tudo errado. Espere alguém perguntar o porquê de você não ter tirado as músicas e responda que esqueceu, ou que não teve tempo.

Master: Faça isso próximo a um show, com um repertório ainda inseguro.



Pô, bicho, sabe que que é? Nem deu pra ir!




Não vá ao ensaio e não avise ninguém. Deixe o celular desligado ou deixe os trouxas da banda ligarem até dar caixa postal. Não pegue os recados. Não ligue no dia seguinte para dar satisfações. Deixe um outro trouxa te ligar pra perguntar o que aconteceu. Dê uma desculpa esdrúxula do tipo "roubaram o som do meu carro e não deu pra eu sair".

Master: Faça o resto da banda desmarcar compromissos para ensaiar e não dê as caras.



Pô, bicho, sabe que que é? Nem rola levar pra arrumar!

Mantenha seu instrumento em péssimas condições. Sugestões:

Bateria: deixe as peles em estado deplorável. De preferência, rasgadas. Toque com o pedal do bumbo quebrado, de forma que, no meio da música, ele quebre de vez. Toque com pratos rachados, de modo que pareça ter uma casacavel em cada um. Quebre todos os pares de baquetas.

Guitarra e baixo e violão: deixe bem desregulado, de forma que não afine de jeito nenhum. Toque com as cordas apodrecidas e enferrujadas. Use cabos quebrados, ou deixe o jack (parte onde o cabo é plugado) solto ou com mau-contato, de modo a fazer aquele barulho insuportável de estouro toda hora. Deixe seus pedais de efeito todos desregulados. Deixe o amplificador com o pior timbre possível. Toque o mais alto que o amplicador permitir.

Teclado: deixe-o com mau contato na fonte. Tenha pelo menos uma tecla que esteja com defeito e não toque - de preferência, em um solo. Tenha o pior banco de timbres possível.

Microfone: tenha um cabo podre para ligá-lo. Deixe o botão "on-off" quebrado para que o microfone desligue e ligue a hora que bem entender. Derrube-o diversas vezes para amassá-lo bem e deixar com um som bem abafado, como se estivesse cantando em uma privada.


Pô bicho, sabe que que é? Se eu não deixo o celular ligado minha mulher briga comigo!
Gaste todos os seus créditos na hora do ensaio. Fale com sua mulher, namorada, etc (ou com seu marido, namorado, etc) a cada meia hora. Discuta a relação por telefone. Quando aquele seu tio ligar pra tirar sarro porque o seu time perdeu, enrole bastante - inclusive cobrando aquele churras que, há tempos, ele diz que vai fazer no seu aniversário. Pergunte sobre a família inteira. Discuta relatórios com seu colega de trabalho.

Master: Brigue quando alguém pedir pra você desligar ou quiser continuar tocando enquanto você fala


Pô, bicho, sabe que que é? Nem tô a fim de tocar hoje!


Ensaie com toda a má vontade do mundo. Toque olhando para o relógio. Fique de cara fechada e não olhe nos olhos de ninguém. Erre sempre no mesmo pedaço e não se preocupe em corrigir.

Master: Quando alguém perguntar se está tudo bem, diga que está tudo ótimo e só está tocando de má vontade mesmo.


Pô bicho, sabe que que é? Não rola uma pausa pro cigarro?


Pare, no mínimo, umas quatro vezes por hora pra fumar. Fume saboreando cada milímetro de nicotina, sem um pingo de pressa. Se possível, jogue a fumaça em si mesmo para voltar empesteado com o cheiro de cigarro.

Master: Tenha a falta de educação de fumar dentro do local de ensaio, de preferência ao lado do cantor.



Siga essas dicas com freqüência para aumentar o estresse de um músico profissional! Claro que, uma vez ou outra, um deslize a gente pode perdoar, desde que consigamos perceber que é uma eventualidade ou uma necessidade casual (como deixar o celular ligado um dia em que tenha uma emergência). Quando vira uma constante por pura má vontade, aí já não tem a menor condição. Rua!

sábado, 22 de novembro de 2008

22/11 - Dia do Músico

Em 22/11 de 1599, achou-se em uma cripta da Europa um corpo inexplicavelmente conservado, de uma mulher que viveu e morreu no século II.

Essa mulher, chamada Cecília, teve a seguinte história de vida:

Cecília converteu-se ao Cristianismo quando ouviu, pela primeira vez uma melodia cantada por anjos que apenas ela percebeu. Vivia o Cristianismo às escondidas. Sua família, da nobre sociedade romana, arranjou casamento, como de costume, com um cavalheiro da época, Valeriano. Cecília não só converteu o marido à sua religião como também o seu cunhado (Tibúrcio) e um monte de gente. Dedicavam-se aos pobres, faziam caridade e mantinham uma vida casta. No entanto, o Império Romano não era nada simpático ao Cristianismo e, depois de matar Valeriano e Tibúrcio, Cecília também foi condenada à morte por asfixia.

Trancaram a mulher numa sala de vapor... e ela simplesmente cantava louvores a Deus, cantava, cantava... e nada de morrer. Furioso, o poderoso Almachius ordenou que ela fosse degolada. No entanto, o carrasco não conseguiu cortar sua garganta com os 3 golpes permitidos por lei e Cecília agonizou durante 3 dias até, enfim, morrer. Dizem que ela conservou um sorriso no rosto.




Que nunca deixemos de ouvir a voz de nossos anjos. Que nenhum carrasco consiga cortar nossa garganta quando quisermos nos expressar. Que consigamos manter nossa arte intacta segundo nossos ideais, seguindo o que temos por verdade, e que consigamos viver sem abrir mão disso.

Que a música continue, todos os dias, salvando nossas almas e que nossa obra transceda a morte do corpo e permaneça viva em toda alma que tocar.

22 de novembro - Dia do Músico

Vivaaaaaaaaaa!!!!






Nunca na história desse blog tivemos tanta gente por aqui!!! Ontem, dia 21/11, tivemos quase 3.000 visitas no nosso Barzinho!!!! E hoje também tem um montão de caras novas por aqui também!!!



Isso merece um brinde! E quero dedicar essa marca histórica aos leitores "velhos de guerra", fregueses da casa que sempre estiveram por aqui e, principalmente, ao DJ RAFAEL MENDES, do BOBAGENTO, que publicou o link do post "Como sacanear um vizinho músico" e fez o Barzinho bombar!!!!



Vivaaaaaaaaaa!!!!!!



Sejam todos muito bem-vindos! Quem aparecer no show do Canuck's Pub (dia 28/11, às 19:30) ganha uma música com dedicatória e concorre a um chope Braumeister por minha conta!

Tá bom... eu sei que é pouquinho... mas é de coração!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A arte de irritar um músico profissional - introdução

"Pô bicho, sabe que que é?"

Quando essa frase sai da boca de um músico é porque lá vem desculpa esfarrapada. Aliás, músicos são um dos únicos seres na face da Terra que ainda referem a alguém falando "bicho", essa gíria tão vintage, também muito usada deslocando a sílaba tônica ("bichô").Por mais que muitos ainda não acreditem, ser músico é um trabalho que, para ser bem feito, exige responsabilidade. Muitas pessoas encaram como uma atividade secundária - e não há nenhum problema nisso desde que haja comprometimento. A partir do momento que alguém toma a decisão de apresentar sua música, passa a ter algumas obrigações que precisam ser cumpridas. Isso exige uma postura profissional, independente de a música ser ou não a principal fonte de renda.

Em todas as áreas existem bons e maus profissionais e, na música, a maioria dos maus profissionais peca não por não dominar sua arte, mas pela displicência com que encaram seu ofício. Chega a doer quando você se empenha em um trabalho, dedica seu tempo, sua energia e, principalmente, sua carga emocional para ouvir alguém da banda chegar ao estúdio no dia do ensaio e dizer:



- Pô bichô, sabe que que é? Eu esqueci quais eram as músicas que a gente combinou de tirar pra hoje! Que que a gente tinha combinado de ensaiar mesmo?

Tem coisas que podem ser relevadas uma vez ou outra. Mas, quando vira uma constante, passa a ser um problema sério.


Nessa terapêutica série, o Blog do Barzinho traz, passo a passo, a arte de irritar um músico profissional. Veremos como o "pô bichô, sabe que que é?" e seus complementos estraga bandas, faz muita gente perder o emprego e muitos músicos sérios perderem a cabeça.


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Repertório anos 90 para barzinho

Continuando a saga, alguns hits dos anos 90 que fazem o povo cantar junto no barzinho! Trilha sonora testada e aprovada pela galera do happy hour!

Chuck Norris aprova esse repertório

Vamos começar com os grandes clássicos nacionais do barzinho que foram compostos e/ou estouraram na década do tetra:


Garganta - Ana Carolina

Ainda lembro - Marisa Monte

Mentiras - Adriana Calcanhotto

Malandragem - Cássia Eller

Pausa para uma observação que só essas quatro músicas nos permitem fazer, dado o número de vezes que nós, músicos de barzinho, tocamos essas canções:

O QUE SERIA DO REPERTÓRIO CLÁSSICO DO BARZINHO SEM OS ANOS 90?


O segundo sol - Cássia Eller

Tendo a lua - Paralamas do Sucesso

O poeta está vivo - Barão Vermelho

Catedral - Zélia Duncan

Na estrada - Marisa Monte


Mais cinco clássicos que figuram sempre entre as mais pedidas! Algumas gringas agora:

Black - Pearl Jam

Alive - Pearl Jam

Jeremy - Pearl Jam



A trupe de Eddie Vedder foi a mais pop das bandas grunges. Um medley dessas três músicas sempre agrada.

Plush - Stone Temple Pilots

Under the bridge - Red Hot Chilli Peppers

Patience - Guns 'n' Roses

Ode to my family - Cramberries

Linger - Cramberries

Wonderwall - Oasis

Ironic - Alanis Morrisette


Losing my religion - R.E.M.

Mr. Jones - Counting Crows

Fácil - Jota Quest

Garota nacional - Skank

Pescador de ilusões - O Rappa

A paz que eu não quero - O Rappa


E já temos uma primeira entrada recheada de sucessos! Aí é hora de tomar um fôlego e preparar o espírito (e o gogó) para tirar umas pérolas do fundo do seu baú. Essas serão as frases mais ouvidas:

- Nooooossa! (no sentido de "Que saudades dessa música!")

- Nooooooooossa! (no sentido de "Não ouço isso desde os anos 90!")

- Noooooooooooooooooooossa!!!!!!!! (no sentido de "Noooooooooooooooooooossa!!!!!!!!")

What's up - 4 Non Blondes

No rain - Blind Melon

Bagulho no bumba - Virgulóides

Noite preta - Vange Leonel

Two princes - Spin Doctors

Palpite - Vanessa Rangel

W/ Brasil - Jorge Ben (Jor)

Pérolas desenterradas, vamos rumo a um grand finale misturando mais clássicos da época e outras que a onda 90's virá coroar gloriosamente:

Tudo o que ela gosta de escutar - Charlie Brown Jr

Proibida pra mim - Charlie Brown Jr

I saw you say - Raimundos

Chopis Centis - Mamonas Assassinas

Me deixa - O Rappa

Te amo pra sempre - Kid Abelha

Ana Júlia - Los Hermanos

Me lambe - Raimundos

Mulher de fases - Raimundos

Robocop gay - Mamonas Assassinas


Deu vontade de colocar uma camiseta da Fatto, um tênis New Balance e ir pro barzinho?

Então mande sua sugestão de repertório 90's também! Que músicas dessa época você acha que ficariam legais em uma versão voz e violão?