minimizado com algumas medidas.
- tente conhecer o máximo possível o público do bar. Se der, vá uma noite lá tomar uma cerva e observar a galera, o tipo de som que rola, etc.
- divulgue o melhor que puder. Encha o saco dos amigos e da parentada!
- procure formar um repertório bem eclético: desde o que tá tocando no rádio até umas "pérolas" que todo mundo gosta, mas pouca gente canta.
- cuide bem do seu equipamento: tenha um bom violão, cabos em bom estado, cordas relativamente novas, etc. Isso tudo, além de melhorar o som, sempre dá uma impressão melhor.
E, mais importante que TUDO:
- vão existir noites em que tudo vai ser perfeito...
... outras que começam horríveis e terminam ótimas e vice-versa. Não deixe NUNCA sua auto-estima artística se abalar por causa de um dia ruim. Claro, quando eles acontecerem, sempre convém repassar o que aconteceu e, se possível, melhorar. Mas não se abale, isso é super normal.
- também vão existir noites em que o público vai cantar junto, dançar, se empolgar. Outras em que a porção de batatinhas disputa a atenção com você e ganha. Também não se abale com isso - é a cultura brasileira. Faça o seu melhor sempre, mas esteja ciente de que não é todo público que reconhece e aprecia isso.
- estude não só a técnica que cada música vai te exigir para ser bem executada: estude principalmente o que cada acorde, o que cada passagem diz no seu coração. Estude a letra, traduza-a, procure no dicionário palavras que você não conheça, estude sobre seu compositor,
seu intérprete, seu contexto histórico: absorva a música por inteiro, transforme-a em algo totalmente pleno de significado pra você. Sempre que você tocá-la, vai sentir de uma maneira muito mais intensa toda a emoção e, conseqüentemente, vai transmiti-la melhor e mais claramente. E, ainda por cima, mesmo quando ninguém no barzinho estiver prestando
atenção em você, a sua relação com a música que vc vai tocar será tão forte que acaba minimizando bastante esse "abandono".
- procure olhar nos olhos do público e transmitir tudo isso também com os seus olhos. Eles são espelhos da alma - ok, a frase é cafona, mas é muito importante que todo artista tenha consciência disso.
Quantos aos barzinhos:
- procure SEMPRE fechar um cachê fixo. Couvert sempre é furada: vc não tem como checar. Por mais que tente prestar atenção ao mesmo tempo no público que entra e no seu trabalho, uma hora algo dá errado, hehehe. Por mais que pareça atraente fechar couverts de sexta ou sábado, além você nunca ter certeza da grana de que vai dar, também você nunca pode ter certeza da grana a que você, realmente, tinha direito.
"Eu disse, Jack... couvert é furada, parceiro!"
- veja o cardápio antes de fechar uma consumação mínima pra você. Tem dono de bar que é muito filho da p... e quer te dar 10 contos de consumação... sendo que com isso vc não come nem um lanche vagabundo.
- cheque a aparelhagem de som do lugar e, se vc tiver que levar, aumente seu cachê.
- negocie estacionamento qdo for de carro para o lugar.
- estabeleça cachês por tempo de show (2h é tanto, 3h é tanto, etc.)
Desejo MUITO BOA SORTE a você!! E que, se esse é seu sonho, que você consiga realizá-lo da melhor forma possível! Sucesso, cara! Estarei na torcida!"
Um comentário:
Muita gente tenta seguir essa careira, mas acha bem arriscado, exatamente pela falta de uma orientação inicial. Acho que é isso mesmo que você escreveu =]
ps: sua voz é linda
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