sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Preparação vocal - corpo

Continuando a série "saúde", vamos pra umas dicas de como cantar com o mínimo de desgaste possível.

Para se sentir confortável cantando, é fundamental que se aqueça não só a voz, mas também o corpo. Cantar coloca o seu aparelho respiratório pra trabalhar dobrado e envolve, no mínimo, para os que cantam sentadinhos, movimentos de ombros, costas, pescoço e praticamente todos os músculos do rosto; os "serelepes" ainda têm que incluir no pacote toda a movimentação de braços, pernas, etc.

Quanto menos tensão acumulada em qualquer uma dessas partes, menos esforço você fará para cantar.

O ideal para montar um programa de alongamento é, antes de mais nada, fazer uma avaliação postural para ver que tipo de exercício vai te ajudar mais - e, principalmente, quais evitar. Por exemplo: quem tem qualquer tipo de problema na parte superior da coluna (região cervical) tem que evitar certos tipos de movimentos, enquanto quem tem problema na parte de baixo da coluna (região lombar) tem que evitar outros tipos de movimento. Então preste bastante atenção nisso e não se meta a besta: procure um profissional para te orientar e não corra o risco de se machucar de bobeira.

Depois de montado esse programa de aquecimento, você verá que suas articulações estarão aquecidas, as costas estarão retinhas, ajudando você a respirar melhor.

A respiração é o "motor" do canto e, obviamente, quanto melhor esse motor funcionar, melhor será o aproveitamento da sua voz. Nos próximos posts, dicas de controle da respiração e aquecimento dos músculos do rosto e da boca.



Pra quem se interessar, recomendo todos os livros da fonoaudiólaga Mara Behlau e também o livro "Canto, uma expressão", de Mônica Marsola e Tutti Baê, com outras informações preciosas a respeito da fisiologia do canto.

Nenhum comentário: