quinta-feira, 2 de julho de 2009

Paráfrase

Diz a amiga Wiki sobre um mito americano:

"A morte, causada por colapso fulminante associado à disfunção cardíaca, surpreendeu o mundo provocando comoção como poucas vezes fora vista em nossa cultura; inclusive no Brasil. Os fãs se aglomeraram em maior número em frente a mansão."




Querem mais uma dica sobre de quem se trata? Vamos lá: é sobre um cara que nasceu pobre, e, depois de muito ralar, ficou conhecido como "O Rei" em seu segmento. Estabeleceu recordes de vendagens de álbuns.




Ficou fácil, né? Ou ainda não? Ok, mais umas dicas:


Em seu trabalho musical, uniu o melhor das música negra e branca - um grande feito num país tão racista quanto os "isteitis".


Sua forma de dançar potencializou sua revolução musical, com movimentos que ninguém antes havia realizado em um palco.

Sim, estamos falando dele mesmo:



Os tempos seguem e parafraseiam-se...

Voltando pra ficar

Porque aqui, aqui é meu lugar!

Fiquei emocionada com tantos comentários, com tanta gente escrevendo, tanta gente ainda se interessando por essas humildes linhas de uma musicista que, aos poucos, tenta se reestruturar nos bares da vida.

Talvez mais por necessidade do que por saudade, mas, de qualquer forma, tentando se reerguer de uma maneira verdadeira, fugindo do desânimo, tentando não perder a concentração em cima do palco, aconteça o que acontecer.




Pelo menos na blogosfera, espero parar com esse “efeito ioiô” que me atormenta minha existência de tempos em tempos em vários aspectos. Espero ainda ter coisas interessantes a dizer pra vocês aqui no blog e, principalmente, no palco, que é onde nascem todas as histórias – ou, no mínimo, a razão de cada ensaio, de cada encontro, de cada etapa da preparação que rende um post curioso, um "causo" engraçado... enfim, a origem de tudo que a gente escreve aqui!

Então, volta tudo como era antes: guardanapos da semana, tia Vânia Valerie (pronuncia-se "valerrí") gongando os micos da MPB, aventuras e desventuras dessa vida de musicista!

Vamos ao momento Maguila:



Eu quero agradecer a todos que me apoiaram nessa luta: Augusto (que acolheu Vânia Valerie under his umbrella-ela-ela-ê-ê), Killiano e Natália, Ed, Jota, Ana, Rafael, Anselmo, Aline, Bárbara, Ingrid, André, Sandro, Leila, Alex, Rubens, Eduardo, Lô, Rodrigo, e todos, todos vocês que com seu carinho, sua torcida, sua parceria, sua leitura, sua presença, formaram essa vibe do bem pro Barzinho voltar!

Sejam todos bem-vindos pela milésima vez!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Just to say goodbye

Vocês merecem uma satisfação de por que o blog foi abandonado.

A explicação é muito simples: não faz sentido ter um blog sobre a carreira de musicista quando essa carreira praticamente não existe mais.

Eu cansei.

Cansei da instabilidade, da falta de compromisso, da falta de profissionalismo, da falta de responsabilidade, da falta de perspectiva.

Cansei de cachês ridículos, cansei de bares que te tratam feito lixo em todos os sentidos (equipamentos, consumação, relacionamentos em geral), cansei de um público, via de regra, sem um pingo de senso crítico e/ou de educação e/ou interesse.

Cansei de procurar nuances de interpretação, estudar técincas mil e saber que, provavelmente, todos vão estar mais preocupados em beber, fumar, paquerar e comer do que ver que você está abrindo o coração em cima do palco. Cansei de saber que tenho que tocar sempre as mesmas músicas para agradar.

Dessa forma, minha carreira está, de fato, praticamente adormecida. Quando pinta um evento muito bom, ou mesmo um barzinho no qual valha a pena investir, vamos lá. Caso alguém se interesse em ouvir minhas composições, estarão disponíveis. Mas o sonho, em si, já era.

Agradeço DEMAIS a todos vocês que, de alguma forma, acompanharam o blog por todo esse tempo. Fiz amigos, conheci gente maravilhosa através desse site. O arquivo vai ficar por aqui, pra quem quiser fuçar.

Se, um dia, a carreira for retomada, venho correndo de volta contar pra vocês, combinado?

Muito obrigada a todos vocês, uma vez mais!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Mais frases esdrúxulas

Após um longo e tenebroso inverno, eis que volta tia Vânia Valerie (pronuncia-se "Valerrí") com uma coleção fresquinha de frases cretinas do nosso amado cancioneiro tupiniquim!

A primeira é uma excelente sugestão dada pela Luíza no comentário do último post:


E subo bem alto pra gritar que é amor / Eu vou de escada pra elevar a dor"
Elevador - Ana Carolina




Vejam só que bacana: indo de escada você trabalha os músculos da perna, dos glúteos, aumenta sua frequência cardio-respiratória e ganha inspiração para fazer um dos refrões mais grudentos (e imbecis) da moderna música brasileira! Sacou o trocadilho "elevar a dor/ elevador"? Hein? Hein? Hein?


"Vem me fazer feliz porque eu te amo/ Você deságua em mim e eu oceano"
Djavan


E aí gato? Me mostra seu delta que eu te mostro meu estuário, topas? Tô numas de ver a sua foz, que tal?


"Quase nunca a vida é um balão"
Lulu Santos


Definitivamente, eu começo a achar que Lulu é esquisofrênico! Como pode alguém escrever essa estrofe linda:
"Hoje eu não consigo mais me lembrar/ De quantas janelas me atirei/ E quanto rastro de incompreensão/ Eu já deixei /Tantos bons quanto maus motivos/ Tantas vezes desilusão"

... e terminar falando de um maldito balão???????????


Que cazzo o balão tem a ver com a história? Teria nosso querido letrista traumas quanto às festas juninas? Sonharia ele com a volta ao mundo em 80 dias? Gostaria que a vida fosse como nas músicas de Simony, Jairzinho, Toby e cia?



E o que dizer da clássica do Kid Abelha:

"Fazer amor de madrugada/ Amor com jeito de virada"
Kid Abelha - Pintura íntima

A frase é tão absurda que chega a ser engraçada. É tão ruim e tão nonsense que até o Leoni, pai da criança, sente vergonha de tê-la feito!

Calma, não se deseseperem! Eu sei que vocês estão com saudades do nosso "muso"! Para fechar com chave de ouro, senhoras e senhores, ele!


"Repique tocou, o surdo escutou/ E o meu corasamborim"
Tribalistas - Carnavália



Muito me surpreendeu o fato do repique ter "tocado" e não "repicado"! E, vejam vocês, que lindo milagre de Carnaval: "O SURDO ESCUTOU"! Provavelmente, restaurou as batidas no tímpano! Rá! Sacaram? Surdo, percussão, tímpano? Hein? Hein?

Próximos milagres programados na orquestra de Brown: o crescimento do baixo e o ligamento das trompas.

PS: Preciso mencionar o "Corasamborim"? Não, né?

Para não cansar a beleza, tia Vânia Valerie (pronuncia-se "Valerrí") vai aos braços de Morfeu.

Até a próxima, crianças!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Frases esdrúxulas da MPB - 3º round

Eis que tia Vânia Valerie (pronuncia-se "Valerrí") levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima e joga na rede mais frases espetacularmente imbecis do nosso querido repertório do Barzinho.

Permaneçam com medo.


"Não vi mais a gata mas tenho minha gaita pra me consolar"
Natiruts - Andei só



Reza a lenda que, dentre as opções constavam as frases: "Não fiz mais a falta mas tenho minha flauta pra me consolar", "Não tenho mais pano mas tenho o piano pra me consolar" e "Não fiz gambiarra mas tenho a guitarra pra me consolar". Tsc tsc...

"Eu vou viver dez/ Eu vou viver cem/ Eu vou viver mil/ Eu vou viver sem você"
Caetano Veloso - Não enche


Deus salve os múltimos de dez! Viva a poesia exponencial! E detalhe para o cem/sem! Sacou? Hein? Hein? Hein? E, na mesma música:


"Sanguessuga que só sabe sugar"
Caetano Veloso - Não enche
E que cazzo Caetano espera que uma sanguessuga saiba fazer? Extrair a raiz quadrada de pi? Dançar hula-hula? Girar a antena pra ver se a imagem melhora? Perguntar se o sabiá sabia assobiar?


"Somos do interior do milho"
Paralamas do Sucesso - Uma brasileira
Composta por Carlinhos Brown




Olha ele aí de novo! Não sei como pude me esquecer de citar essa pérola in-crí-vel! O que será que nosso amigo quis mistificar dessa vez? Estaria Brown escrevendo a biografia dos Sucrilhos? Seria um documentário sobre a vida de uma pipoca? Um estudo sobre as angiospermas?




Quem dá mais?


Agora vamos à uma análise complexa a respeito de Lulu Santos e sua Tudo Azul. A coisa começa basicamente com uma festa hippie-tropical:

"Tudo azul/ Todo mundo nu/ No Brasil/ Sol de norte a sul/ Tudo bem/ Tudo zen"


foto: Spencer Tunick

Meio besta, mas tudo bem... passa. Aí vem uma estrofe linda (principalmente a última frase) e você pensa que nem tudo está perdido:


"Meu bem/ Tudo sem/ Força e direção/ Nós somos muitos/ Não somos fracos/ Somos sozinhos nesta multidão/ Nós somos só um coração/ Sangrando pelo sonho de viver"




Uau! A sequência disso, teoricamente, é algo lindo!


Teoricamente, porque, do nada absoluto, a maionese desanda, o trem descarrilha, a batata assa, a chapa esquenta e a casa cai:

"Eu nunca fui o rei do baião/ Não sei fazer chover no sertão/ Sou flagelado da paixão/ Retirante do amor/ Desempregado do coração"



Crianças, por favor, respondam para a tia:

1- O que é que "todo mundo nu" tem a ver com o baião?

2- O que é que o "sol de norte a sul" tem a ver com estar "desempregado" do coração?

3- Como pode estar tudo zen se o coração está sangrando pelo desejo de viver e, ainda por cima, desempregado? Aliás, será que o coração desempregado poderia ir ao Poupatempo e dirigir-se a um dos postos de atendimento ao trabalhador?

4- O que o fato de não saber fazer chover no sertão tem a ver o resto da música?

5- Desde quando alguém confunde Lulu Santos com Luiz Gonzaga a ponto de precisar dizer que não é o rei do baião?

caricatura Lulu: Gabriel Correa. A do Gonzagão não tem créditos


Alguém arrisca?


Antes que dê grilo na cuca, tia Vânia se vai, mas volta em breve.



PS: Gostou das análises? Tem mais "pérolas da MPB" aqui, aqui, aqui e aqui!

sábado, 10 de janeiro de 2009

Guardanapos acumulados

Vamos à primeira sessão "Guardanapos" do ano!

Todos eles vindos no evento da Tokio Marine e da JLT. Arigatô, pessoal!



Humm... essa infelizmente eu não sei, não! Posso fazer uma Shania Twain no ligar?



E não é que eu li o pensamento da Cláudia ao tocar "Caça e Caçador" para o Alex "Tigrão" (a pedidos gritados)? O guardanapo chegou nos primeiros acordes da música!


"Crazy little thing called love" para o Kentaro!



Um dos maiores clássicos do barzinho de todos os tempos. Nessa música eu faço questão de pegar o 12 cordas.


Aí falou a minha língua! Nao me aguento de feliz quando alguém me pede Rita Lee!

Sonzinho vai, sonzinho vem, depois de, mais ou menos, uma hora e meia de show, naquela zona que é minha pasta de letra, acho umas folhas soltas. Como se tratava de um evento de firma, dificilmente eu iria cantar uma certa música cuja letra achei jogada e deixei-a em um canto. E não é que UM MINUTO depois que eu fiz isso, chega o pedido exatamente com a tal?



O Paulo já tinha ido embora, mas o Almir teve que dançar lá frente!


E, pra encerrar os especialícimos guardanapos dos "musos" do Barzinho, Killiano e Neco Vieira!



Bom Killiano, eu não canto essa música, mas esse camarada aqui a canta muito bem!



Essas tão garantidíssimas! "Perigos da vida" é a faixa de abertura do Cinco Minutos de Fama e "Deleite ínclito", nossa parceria, estará no próximo álbum de Gi Vincenzi e Banda Imaginária: "HombreMujer"


Mande o seu guardanapo para publicarmos também!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Reabertura do Barzinho

É com todo o pique que abrimos as portas do Barzinho para esse ano novo!

E, para inaugurar a sessão 2009 com altíssimo astral, vamos às indicações de 3 selos, todas do poeta João de Carvalho do Escrivaninha 32. Muito obrigada, querido!




Repasso-os, com o maior carinho, para Sou continente perfeito, Salada com Farofa (o rei dos memês!) e, Na casa da Aline!




E, claro, Mr. G. convoca o Barzinho para mais 2 memês, sendo que a Naty do Sou Continente Perfeito me convidou também para o primeiro! Vamo que vamo!


Seis coisas aleatórias sobre mim?

1- Sim, eu toco Raul e, não satisfeita...

2- ... sempre grito "Toca Raul" nos shows alheios;

3- Amo tocar "Back on the chain gang" do Pretenders (Tá no Myspace pra quem quiser conferir minha versão);


4- Morro de vontade de formar uma banda exclusivamente de anos 90, mas, ao mesmo tempo, quando penso na dor de cabeça que é ter uma banda me dá um desânimo...



5- Lançarei, nesse ano, o Cinco Minutos de Fama, nem que for na marra;



6- Prezo muitíssimo a performance. Quero sempre melhorar nesse sentido.




E, mantendo o espírito do blog: Cinco coisas que ninguém deve esquecer quando subir ao palco:


1- Faça um bom aquecimento físico e vocal;

2- Deixe seus problemas fora de sua mente. Nada mais desagradável para o público que ver um músico de cara amarrada;


3- Olhe nos olhos das pessoas. Não enterre a cara na pasta de letras. Esteja presente de verdade no palco.



4- Analise todos os aspectos das músicas. Saiba a história, quando e por quem foi gravada e, mais que tudo, analise a letra e o que ela significa pra você. Além de expressar melhor tudo o que você for cantar, além de se emocionar mais quando a letra é boa, você ainda garante umas risadas e tira sarro se a letra não tiver sentido nenhum;


5- Lembre-se de que você tem um dom preciosíssimo para si e para os outros e tenha a certeza de que a música nunca vai te abandonar. Nem que você queira.


Essa foto maravilhosa é de Mario Luiz Thompsom, que já clicou toda a música brasileira. Será que um dia ele me clica também?


Ambos repassados para I o Kiko?, Histórias de uma Quimera e para o Grande Cordel.

Todos os fregueses do Barzinho com mesa cativa estão convidados a voltar sempre!


A clientela nova pode chegar, que não vai se arrepender!


E segue o som!