sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Mais frases esdrúxulas

Após um longo e tenebroso inverno, eis que volta tia Vânia Valerie (pronuncia-se "Valerrí") com uma coleção fresquinha de frases cretinas do nosso amado cancioneiro tupiniquim!

A primeira é uma excelente sugestão dada pela Luíza no comentário do último post:


E subo bem alto pra gritar que é amor / Eu vou de escada pra elevar a dor"
Elevador - Ana Carolina




Vejam só que bacana: indo de escada você trabalha os músculos da perna, dos glúteos, aumenta sua frequência cardio-respiratória e ganha inspiração para fazer um dos refrões mais grudentos (e imbecis) da moderna música brasileira! Sacou o trocadilho "elevar a dor/ elevador"? Hein? Hein? Hein?


"Vem me fazer feliz porque eu te amo/ Você deságua em mim e eu oceano"
Djavan


E aí gato? Me mostra seu delta que eu te mostro meu estuário, topas? Tô numas de ver a sua foz, que tal?


"Quase nunca a vida é um balão"
Lulu Santos


Definitivamente, eu começo a achar que Lulu é esquisofrênico! Como pode alguém escrever essa estrofe linda:
"Hoje eu não consigo mais me lembrar/ De quantas janelas me atirei/ E quanto rastro de incompreensão/ Eu já deixei /Tantos bons quanto maus motivos/ Tantas vezes desilusão"

... e terminar falando de um maldito balão???????????


Que cazzo o balão tem a ver com a história? Teria nosso querido letrista traumas quanto às festas juninas? Sonharia ele com a volta ao mundo em 80 dias? Gostaria que a vida fosse como nas músicas de Simony, Jairzinho, Toby e cia?



E o que dizer da clássica do Kid Abelha:

"Fazer amor de madrugada/ Amor com jeito de virada"
Kid Abelha - Pintura íntima

A frase é tão absurda que chega a ser engraçada. É tão ruim e tão nonsense que até o Leoni, pai da criança, sente vergonha de tê-la feito!

Calma, não se deseseperem! Eu sei que vocês estão com saudades do nosso "muso"! Para fechar com chave de ouro, senhoras e senhores, ele!


"Repique tocou, o surdo escutou/ E o meu corasamborim"
Tribalistas - Carnavália



Muito me surpreendeu o fato do repique ter "tocado" e não "repicado"! E, vejam vocês, que lindo milagre de Carnaval: "O SURDO ESCUTOU"! Provavelmente, restaurou as batidas no tímpano! Rá! Sacaram? Surdo, percussão, tímpano? Hein? Hein?

Próximos milagres programados na orquestra de Brown: o crescimento do baixo e o ligamento das trompas.

PS: Preciso mencionar o "Corasamborim"? Não, né?

Para não cansar a beleza, tia Vânia Valerie (pronuncia-se "Valerrí") vai aos braços de Morfeu.

Até a próxima, crianças!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Frases esdrúxulas da MPB - 3º round

Eis que tia Vânia Valerie (pronuncia-se "Valerrí") levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima e joga na rede mais frases espetacularmente imbecis do nosso querido repertório do Barzinho.

Permaneçam com medo.


"Não vi mais a gata mas tenho minha gaita pra me consolar"
Natiruts - Andei só



Reza a lenda que, dentre as opções constavam as frases: "Não fiz mais a falta mas tenho minha flauta pra me consolar", "Não tenho mais pano mas tenho o piano pra me consolar" e "Não fiz gambiarra mas tenho a guitarra pra me consolar". Tsc tsc...

"Eu vou viver dez/ Eu vou viver cem/ Eu vou viver mil/ Eu vou viver sem você"
Caetano Veloso - Não enche


Deus salve os múltimos de dez! Viva a poesia exponencial! E detalhe para o cem/sem! Sacou? Hein? Hein? Hein? E, na mesma música:


"Sanguessuga que só sabe sugar"
Caetano Veloso - Não enche
E que cazzo Caetano espera que uma sanguessuga saiba fazer? Extrair a raiz quadrada de pi? Dançar hula-hula? Girar a antena pra ver se a imagem melhora? Perguntar se o sabiá sabia assobiar?


"Somos do interior do milho"
Paralamas do Sucesso - Uma brasileira
Composta por Carlinhos Brown




Olha ele aí de novo! Não sei como pude me esquecer de citar essa pérola in-crí-vel! O que será que nosso amigo quis mistificar dessa vez? Estaria Brown escrevendo a biografia dos Sucrilhos? Seria um documentário sobre a vida de uma pipoca? Um estudo sobre as angiospermas?




Quem dá mais?


Agora vamos à uma análise complexa a respeito de Lulu Santos e sua Tudo Azul. A coisa começa basicamente com uma festa hippie-tropical:

"Tudo azul/ Todo mundo nu/ No Brasil/ Sol de norte a sul/ Tudo bem/ Tudo zen"


foto: Spencer Tunick

Meio besta, mas tudo bem... passa. Aí vem uma estrofe linda (principalmente a última frase) e você pensa que nem tudo está perdido:


"Meu bem/ Tudo sem/ Força e direção/ Nós somos muitos/ Não somos fracos/ Somos sozinhos nesta multidão/ Nós somos só um coração/ Sangrando pelo sonho de viver"




Uau! A sequência disso, teoricamente, é algo lindo!


Teoricamente, porque, do nada absoluto, a maionese desanda, o trem descarrilha, a batata assa, a chapa esquenta e a casa cai:

"Eu nunca fui o rei do baião/ Não sei fazer chover no sertão/ Sou flagelado da paixão/ Retirante do amor/ Desempregado do coração"



Crianças, por favor, respondam para a tia:

1- O que é que "todo mundo nu" tem a ver com o baião?

2- O que é que o "sol de norte a sul" tem a ver com estar "desempregado" do coração?

3- Como pode estar tudo zen se o coração está sangrando pelo desejo de viver e, ainda por cima, desempregado? Aliás, será que o coração desempregado poderia ir ao Poupatempo e dirigir-se a um dos postos de atendimento ao trabalhador?

4- O que o fato de não saber fazer chover no sertão tem a ver o resto da música?

5- Desde quando alguém confunde Lulu Santos com Luiz Gonzaga a ponto de precisar dizer que não é o rei do baião?

caricatura Lulu: Gabriel Correa. A do Gonzagão não tem créditos


Alguém arrisca?


Antes que dê grilo na cuca, tia Vânia se vai, mas volta em breve.



PS: Gostou das análises? Tem mais "pérolas da MPB" aqui, aqui, aqui e aqui!

sábado, 10 de janeiro de 2009

Guardanapos acumulados

Vamos à primeira sessão "Guardanapos" do ano!

Todos eles vindos no evento da Tokio Marine e da JLT. Arigatô, pessoal!



Humm... essa infelizmente eu não sei, não! Posso fazer uma Shania Twain no ligar?



E não é que eu li o pensamento da Cláudia ao tocar "Caça e Caçador" para o Alex "Tigrão" (a pedidos gritados)? O guardanapo chegou nos primeiros acordes da música!


"Crazy little thing called love" para o Kentaro!



Um dos maiores clássicos do barzinho de todos os tempos. Nessa música eu faço questão de pegar o 12 cordas.


Aí falou a minha língua! Nao me aguento de feliz quando alguém me pede Rita Lee!

Sonzinho vai, sonzinho vem, depois de, mais ou menos, uma hora e meia de show, naquela zona que é minha pasta de letra, acho umas folhas soltas. Como se tratava de um evento de firma, dificilmente eu iria cantar uma certa música cuja letra achei jogada e deixei-a em um canto. E não é que UM MINUTO depois que eu fiz isso, chega o pedido exatamente com a tal?



O Paulo já tinha ido embora, mas o Almir teve que dançar lá frente!


E, pra encerrar os especialícimos guardanapos dos "musos" do Barzinho, Killiano e Neco Vieira!



Bom Killiano, eu não canto essa música, mas esse camarada aqui a canta muito bem!



Essas tão garantidíssimas! "Perigos da vida" é a faixa de abertura do Cinco Minutos de Fama e "Deleite ínclito", nossa parceria, estará no próximo álbum de Gi Vincenzi e Banda Imaginária: "HombreMujer"


Mande o seu guardanapo para publicarmos também!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Reabertura do Barzinho

É com todo o pique que abrimos as portas do Barzinho para esse ano novo!

E, para inaugurar a sessão 2009 com altíssimo astral, vamos às indicações de 3 selos, todas do poeta João de Carvalho do Escrivaninha 32. Muito obrigada, querido!




Repasso-os, com o maior carinho, para Sou continente perfeito, Salada com Farofa (o rei dos memês!) e, Na casa da Aline!




E, claro, Mr. G. convoca o Barzinho para mais 2 memês, sendo que a Naty do Sou Continente Perfeito me convidou também para o primeiro! Vamo que vamo!


Seis coisas aleatórias sobre mim?

1- Sim, eu toco Raul e, não satisfeita...

2- ... sempre grito "Toca Raul" nos shows alheios;

3- Amo tocar "Back on the chain gang" do Pretenders (Tá no Myspace pra quem quiser conferir minha versão);


4- Morro de vontade de formar uma banda exclusivamente de anos 90, mas, ao mesmo tempo, quando penso na dor de cabeça que é ter uma banda me dá um desânimo...



5- Lançarei, nesse ano, o Cinco Minutos de Fama, nem que for na marra;



6- Prezo muitíssimo a performance. Quero sempre melhorar nesse sentido.




E, mantendo o espírito do blog: Cinco coisas que ninguém deve esquecer quando subir ao palco:


1- Faça um bom aquecimento físico e vocal;

2- Deixe seus problemas fora de sua mente. Nada mais desagradável para o público que ver um músico de cara amarrada;


3- Olhe nos olhos das pessoas. Não enterre a cara na pasta de letras. Esteja presente de verdade no palco.



4- Analise todos os aspectos das músicas. Saiba a história, quando e por quem foi gravada e, mais que tudo, analise a letra e o que ela significa pra você. Além de expressar melhor tudo o que você for cantar, além de se emocionar mais quando a letra é boa, você ainda garante umas risadas e tira sarro se a letra não tiver sentido nenhum;


5- Lembre-se de que você tem um dom preciosíssimo para si e para os outros e tenha a certeza de que a música nunca vai te abandonar. Nem que você queira.


Essa foto maravilhosa é de Mario Luiz Thompsom, que já clicou toda a música brasileira. Será que um dia ele me clica também?


Ambos repassados para I o Kiko?, Histórias de uma Quimera e para o Grande Cordel.

Todos os fregueses do Barzinho com mesa cativa estão convidados a voltar sempre!


A clientela nova pode chegar, que não vai se arrepender!


E segue o som!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Outras frases horríveis da música brasileira

Vânia Valerie (pronuncia-se "Valerrí") tira a poeira do toca-discos e continua com o compêndio de frases esdrúxulas do cancioneiro tupiniquim. Tenham medo.

"O bem-te-vi bem te viu, o sabiá sabia já"
Gonzaguinha em "Lindo lago do amor"




Melhor que esses trocadilhos só "E a vida, ela é MARAVIDA ou é sofrimento?", de "O que é, o que é" (a clássica: "Viveeeeeeeeeeeeer e não ter a vergonha de ser feliz..."), do próprio Gonzaguinha. Será que o sabiá sabe assobiar essas duas músicas?


"Um brinde ao destino! Será que o meu signo tem a ver com o seu?"
Cláudio Zoli (Banda Brylho) em "Noite do Prazer"



E aí, gato? Vamos colocar nossos planetas em conjunção? Tô numas de conhecer seu ascendente, topas?


"Quem dera ser um peixe para em teu límpido aquário mergulhar, fazer borbulhas de amor pra te encantar"
Raimundo Fagner em "Borbulhas de amor"



Uns chamam a "dita cuja" de "aquário", outras de "lindo lago do amor"... mas BORBULHAR é cruel, hein?



"Eu sempre me lembro daquele verão: final de novembro e você ainda não sabia se gostava de mim"
Fresno em "Uma música"




Diz a Wikipédia:

"O Verão do hemisfério norte é chamado de "Verão boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Verão austral". O "Verão austral" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Sul, que acontece cerca de 21 de Dezembro, e finda com o equinócio de Outono, por volta de 20 de Março nesse mesmo hemisfério."


Em outras palavras...


O VERÃO NÃO COMEÇA EM NOVEMBRO!!!!



" Eu não tô nem aí, eu não tô nem aqui pro que dizem, eu quero é ser feliz"
Jorge Vercilo em "Final feliz"



Ooooooooooooooooooooooooooh!


E, como tudo o que está ruim sempre pode piorar, mais um torpedo de Scandurra e Nasi:



"Um metro e 65 de sol"
Ira! em Girassol


Tia Vânia Valerie vai dar um beijo de aniversário na Giovana Vincenzi.

E desejo um GRANDE, LINDO E MARAVILHOSO 2009 pra todo mundo!

O show do Reveillón está exigindo um tempinho maior de ensaio, então, volto a passar por aqui só no ano que vem.

Mais memês respondidos, mais guardanapos da galera, mais histórias doidas!

E, antes de qualquer coisa, MUITO OBRIGADA pelo carinho de todos vocês nesse ano que passou!

Que o Barzinho siga firme e forte!








sábado, 13 de dezembro de 2008

Canja com etiqueta - galera do bar


Continuando as considerações sobre a canja, chegamos à parte mais delicada do assunto: quando aparece um bicão pedindo pra tocar uma música.




O momento da chegada e o pedido são das formas mais variadas possíveis. Algumas das mais comuns são:

- O civilizado: educadamente, a pessoa chega, no intervalo ou numa pausa entre as músicas e pede pra fazer um som.



- O terceirizado: alguém da mesa se levanta e diz "Meu amigo pode cantar uma música?".


- O tímido: variação do pedido "terceirizado", quando o tal amigo diz que não, aí todo o pessoal da mesa começa a gritar "canta! canta!" e, quando ele finalmente aceita, todos os seus amigos gritam. Na maioria das vezes, a timidez é falsa e os amigos estão bêbados.




Às vezes dá tudo certo: o cara é realmente bom, agrada ao público, toca uma ou duas músicas que têm tudo a ver com o momento do show, enfim, manda bem e todo mundo fica feliz.


Mas tem vezes em que a gente se arrepende amargamente de não ter falado "desculpa, o dono da casa não deixa". O cara é péssimo. O público em geral fecha a cara. Só os amigos (bêbados)aplaudem - pior que isso, ficam pedindo bis. Constrangimento geral e os pensamentos do músico passam pelas seguintes etapas:


- O susto ("Gente! Que horror esse cara cantando!")

- O arrependimento ("Onde eu fui amarrar minha égua!")

- A oração ("Deus, faça com que isso acabe logo e que o dono do bar não brigue comigo!")

- A invenção ("Que que eu vou inventar pra tirar esse cara daí?")

Há casos trágicos também em que um camarada, completamente alcoolizado, cisma que quer cantar uma música, cisma que quer mandar "sua mensagem" no microfone, pega o violão, quer subir ao palco fumando, faz pedido de música exatamente NO MEIO da música (e fica bravo por você não falar com ele!), enfim, as mais variadas modalidades da falta de noção.



Merece menção também o caso raríssimo do bicão famoso. Mais raro ainda é descobrir que o cara era famoso quando postam o vídeo no You Tube, mas, acreditem, pode acontecer.

Tem gente que manda bilhetes pedindo para o cara parar. Outros reclamam para o garçom ou para o dono do bar. Acreditem, é uma situação realmente chata. Muitas vezes, quando o músico acaba sendo "antipático" em não deixar ninguém tocar é por causa desses "traumas".


Canja com etiqueta - amigos e conhecidos

Canja no barzinho pode se tornar uma situação bastante constrangedora quando o Simancol está em baixa, correndo-se, inclusive, o risco de afundar o show. É pensando nisso que o Blog do Barzinho traz para vocês regrinhas básicas de etiqueta na hora de roubar a cena e o que fazer para evitar uma saia-justa maior.


1- Amigos e conhecidos que são bons músicos e dotados de simancol são bem-vindos...




... e, a partir do momento em que sobem ao palco, assumem, automaticamente, o compromisso de retribuir a canja na primeira oportunidade.

Um amigo-bom-músico-com-simancol é o cara que preenche todos os requisitos abaixo:

- não se convida para subir ao palco: só vai quando você o chama e quando está sóbrio;
- toca, no máximo, duas músicas e volta para seu lugar;
- quando vai te prestigiar em vários shows, tem o bom senso de não cantar sempre a mesma música na hora da canja, nem a que você mais gosta de cantar;
- tem uma boa performance: prende a atenção do público com boa energia e qualidade musical.

É uma excelente ocasião para cantar músicas que não têm a mesma graça quando cantadas por apenas uma pessoa: "É isso aí" (Ana Carolina e Seu Jorge), "Candy" (Iggy Pop e Kate Pierson), "Cruisin'" (Huey Lewis e Gweneth Paltrow), "Boa sorte" (Ben Harper e Vanessa da Mata), "Relicário" (Nando Reis e Cássia Eller), "João e Maria" (Chico Buarque e Nara Leão), etc. Também recomendável para músicas com backing vocal marcante de todos os gêneros.



2- Amigos e conhecidos desafinados e/ ou sem simancol

Sempre bem-vindos na platéia, mas é extremamente desaconselhável deixar que subam ao palco. Em casos extremos, há risco de perder o emprego. Caso deixe de cumprir algum dos requisitos citados acima, já deve ser afastado do palco. Vale qualquer desculpa, desde "o dono do bar não gosta/ não deixa" até "o equipamento tá muito ruim".