quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Crianças na platéia 1

Eu fico realmente feliz quando vejo um menininho ou uma menininha na festa ou no restaurante onde vou tocar! Nada me deixa mais alegre do que ouvir uma vozinha falando "Oba!! Vai ter música!! O que você vai tocar? Toca uma música bonita pra mim?". Crianças na platéia te dão uma grande certeza: pode se preparar para o inusitado. Sabe-se lá como a sinceridade infantil vai se manifestar com você, mas, acredite, alguma "pérola" você vai ouvir.

Uma amiga de uma amiga minha lembra-se até hoje de que, numa noite de restaurante quase vazio, apareceu um raiozinho de luz de maria-chiquinha, vestido e sandalinhas cor-de-rosa que batia palmas e, no intervalo, pediu para a mamãe pra dar um beijo na moça que canta:

- Oi! Eu sou a Rebeca, tenho têis anos e têis tatarugas. A maior é a Pincesa e as duas pequenas são a Alóia (tradução para o "adultês": Aurora) e a Yasmin! Você gota de tataruga?

E seguiu um breve papo sobre "tatarugas" e princesas da Disney (não é fantástico saber que alguém associa tartarugas a princesas????). Breve porque logo ia chegar a hora de voltar ao trabalho - essa amiga da minha amiga é louca por crianças e tenho certeza de que, se pudesse, ia tagarelar a noite inteira com a menininha.

Na segunda entrada, a primeira música foi o tema de "A Bela e a Fera" (tirada da cartola). Aí a Rebeca quase invadiu o palco! Foi um tal de beijinhos jogados, sorrisos, muito aplausos de todo o restaurante. Sim, porque os aplausos de uma criança sempre provocam um fantástico "efeito dominó": todos que estão com a criança acabam aplaudindo também. Nisso, o casal da mesa ao lado, que até estava curtindo, mas estava com vergonha de aplaudir, se anima e bate palmas também. Aí o pessoal da mesa do fundo, que não estava nem prestando atenção, aplaude pra não ficar chato... e assim por diante!

Foi mais meia hora de pura alegria! Mas já estava ficando tarde e a princesinha acabou pegando no sono no colo do pai. A família da Rebeca foi embora antes do fim do show. A mãe deu um aceno e um efusivo "obrigada" para a cantora, a família toda também agradeceu e se despediu... menos a pequena que já devia estar no sétimo sono, talvez sonhando com a Bela e a Fera... ou com tartarugas. E a amiga da minha amiga contou que os quinze minutos finais do show sem a bonequinha parece que não tiveram nem um pingo de graça.

Epílogo

Essa cantora amiga da minha amiga ganhou do namorado um aquário com duas tartarugas. Não teve dúvidas: batizou-as como Esmeralda e Bela.

Um comentário:

Neco Vieira disse...

Nada como a sinceridade das crianças, acho que elas manipulam mais do que a maior rede de tv que temos no Brasil.
Há algo em comum!
Se não existissem não haveria diversão!