sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O "X-Músico"


Muitos barzinhos têm equipamento bacaninha de som, uma paga razoável, um público legal, um ambiente agradável... mas acabam pecando em uma coisa: a consumação do músico. Há lugares em que até a água é descontada do cachê.

É óbvio e ululante que ninguém espera que um dono de casa forneça uísques caríssimos, incontáveis caipirinhas e postas de caviar para os músicos. Não é isso. E também é óbvio que tem músico folgado que, se bobear, deixa um tremendo prejuízo na casa com sua consumação. A questão é equilibrar os extremos.

Em muitas casas, acontece de o dono dar uma consumação de, por exemplo, R$ 15,00, sendo que o prato mais barato (e mais chifrim) é R$14,90. Em outros lugares, nem isso: o pessoal da cozinha acaba fazendo um pão com manteiga ou com mortadela - lanche que um grande amigo meu apelidou de "X-Músico". E olhe lá.

Pode não parecer, mas a atividade musical também é um esforço físico. No caso do instrumentista, é um caso mais óbvio: é só olhar um baterista que qualquer um sabe o tamanho do esforço físico envolvido. O canto também é uma atividade que envolve um intenso trabalho do organismo: aparelho respiratório, músculos da face e da boca são exigidos num nível alto. Isso consome calorias, acreditem! E quando é um bar mais animado, em que o cantor também interage bastante com o público, dançando, colocando o pessoal pra pular, o esforço é indiscutível.
Muitas vezes, há que se chegar cedo no bar para montar o equipamento e passar o som - e quem mora em cidades com trânsito (como São Paulo) tem que sair mais cedo ainda. Por mais que nos alimentemos em casa, quando o show termina, a fome bate.
Água e um consumo razoável - sem desperdício nem muquiranagem - não dão prejuízo, vai. Regular comida é feio. Muito feio.









4 comentários:

Rafael Puime disse...

Bem vinda ao mundo capitalista! :D
E eu gosto do X-Músico! Quebra um tremendo galho!
Hahahaha
Beijooos

Giovana Vincenzi disse...

Pior que você tem toda a razão, Rafael...
E a gente ainda tem que dar graças a Deus quando o pessoal da cozinha colabora e dá aquela caprichada na mortadelo do X-Músico! :o)

Neco Vieira disse...

Hahahah

ÓTIMO POST dona dona do Bar...


ameiii

hahaha

perfeito

uashas

Bom nem X-músico eu posso..não como mortadela.. então eu ficaria contente só com um copo de coca, agua, ou algo do gênero

hehehe


é isso Gi


uashusa
Bom apetite.

Giovana Vincenzi disse...

Nossa, sobrinho... tem lugar que é punk mesmo... mas também tem alguns lugares que a gente passa bem!! :o)

Depois de tocar no Hotel Transamérica eu tenho direito a jantar no buffet do hotel, que é di-vi-no!!!!! :o)