sábado, 18 de julho de 2009

Lei antitabagismo

No longínquo 29/10/2008, o Barzinho postou...



... e, eis que, precisamente em 08/07/2009, depois de muita polêmica, blá blá blá e nhem nhem nhem:
Motivos para comemorar? Certamente...

...maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas...

1- Quantos fiscais teremos para garantir que, nos milhares de estabelecimentos de Sampa, essa lei será cumprida? E mais ainda: destes (certamente poucos) profissionais, qual deles não aceitará uma boa propina para "fingir que não viu"?

2- O que vamos fazer ao ver alguém fumando dentro de um barzinho ou qualquer estabelecimento público que se enquadre na lei? Chamar a polícia? Avisar o dono do bar? E o que o dono do bar vai fazer? Expulsar o cliente?


Quando a lei vem para impor o bom senso, sabemos que o resultado sempre é parcial. Dá certo por um mês, dois, seis quando muito. Depois, como tudo nesse país, começa a avacalhação.

Aqui é preciso ter "leis de semancol"; por exemplo, a que garante assento nos transportes públicos para idosos, gestantes, pessoas com dificuldade de locomoção e com crianças de colo. Gente, vamos combinar que é meio óbvio que essas pessoas precisam se sentar? E por que chegamos ao ponto de ter uma lei para isso? A resposta básica se encontra na falta de educação generalizada.

Outro exemplo clássico é a lei seca. Não é óbvio que, ao beber, não se deve dirigir?



A lei antitabagismo acaba seguindo essa mesma lógica. Quem não fuma detesta ficar em ambientes fechados cheios de fumaça. No mundo ideal, os fumantes teriam um lugar exclusivo para fumar sem que o cheiro e a fumaça incomodassem outras pessoas. Mas, muitas vezes até por falta de um lugar assim nos bares/ baladas, fica tudo empesteado. Falta geral de bom senso... e tome lei.

Vejamos no que vai dar.

Um comentário:

Ind Caroline x) disse...

concordo contigo... melhor se proibissem a fabricação... mas, é horrível lugares empesteados cm cigarro ;P
bjo