domingo, 29 de junho de 2008

Cantor ou vocalista?

Acabo de abrir o site do Multishow pra ver quem são os indicados e eis que, quando o abro o link "melhor cantor", deparo-me com essa lista:

- Caetano Veloso
- Chorão (Charlie Brown Jr.)
- Di Ferrero (Nx Zero)
- Dinho Ouro Preto (Capital Inicial)
- Samuel Rosa (Skank)

Pára o mundo que eu quero descer! Já! Agora! Nesse minuto!




Onde está a indicação do ÚNICO cantor acima da média em atividade na mídia do Brasil, o Ney Matogrosso?????????

Num país em que já tivemos Tim Maia, Orlando Silva, Francisco Alves, Cauby Peixoto e Nelson Gonçalves ter que engolir Dinho Ouro Preto, Di Ferrero e Chorão é baixar o nível demais! Se o Caetano tem algum ponto forte, certamente, não é a voz (mesmo porque ninguém agüenta mais ouvir o Caetano falar). E o Samuel Rosa é um ótimo vocalista. Mas não cantor.

Acreditem em mim: vocalista e cantor não são sinônimos. Vocalista é o cara que, por força das circunstâncias, acaba sendo o porta-voz de uma banda ou de suas próprias composições. Ou porque outros intérpretes não se interessaram, ou para trabalhar melhor a imagem e deixá-la mais comercial, ou por fazer questão de expressar suas idéias, seus sentimentos, enfim, milhões de razões são possíveis e até justificáveis para que alguém com vontade, carisma e um pouco de voz assuma o microfone. Sim, o vocalista é perfeitamente capaz de transmitir uma emoção e passar sua mensagem, mas, pra ser um cantor, é preciso mais.

Cantor estuda canto. Cantor é afinado. Cantor tem boa dicção. Cantor tem um timbre belo. Cantor não está em cima do palco abrindo a boca por força das circunstâncias. Cantor tem força artística, tem um quê de magia arrebatadora e inexplicável que atinge, com sua voz, o consciente, o subconsciente e te faz parar, escutar e se deleitar.

Um dos raros exemplos de vocalista que, ao mesmo tempo, era um magnífico cantor, era o Freddie Mercury. Já, por exemplo, o Bono Vox é um grande vocalista - mas não é um cantor. Milton Nascimento é um cantor que compõe. Caetano Veloso, Tom Zé, Lulu Santos, Pepeu Gomes, João Bosco, Arnaldo Antunes, Nando Reis e quejandos são compositores que cantam. Elis Regina foi a maior cantora de todos os tempos. Paula Toller é uma mera vocalista. Amy Winehouse é uma cantora. Madonna é uma performer (outro departamento) e Britney Spears é uma marionete (departamento cada vez mais lotado).

Não existe problema nenhum em ser vocalista. O problema é a confusão dos méritos. Talvez seja uma bobagem pra alguns, mas eu não acho.

Menos mal que o Pedro Mariano não foi indicado! A Maria Rita pelo menos não é picareta.




3 comentários:

DuDu Magalhães disse...

Rsrsrsrsrs...

Gostei da sua "visão"

Mas discordo de ti, acho que Dinho outro preto e o Chorão são bons, e mecerem o que conquistam...

mas, sinto falta de grandes cantores sim, ah quem me dera poder cantar...

rsrs

http://www.visaocontraria.blogspot.com/

abrass

Unknown disse...

Concordo em gênero, numero e "degrau".

Mary Dorateotto disse...

Simplismente perfeito!!!Nota mil ^^