quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Mais dicas de preparação: respiração

O ar é o combustível do canto e da fala. Quando ele passa pelas pregas vocais, faz com que elas vibrem e produzam um som, que é articulado na boca e tem sua ressonância nas cavidades bucais e do próprio crânio. Assim sendo, quanto melhor você direcionar o ar e ter consciência das suas áreas de ressonância, além de fazer menos força, você também vai ter uma qualidade de som melhor.

No canto, usamos basicamente a respiração diafragmática - já que o diafragma é uma espécie de "reservatório" de ar. Como aprendemos na aula de ciências, ele se localiza abaixo das costelas. Sabe quando inspiramos profundamente e a barriga estufa? É o diafragma enchendo-se de ar!

Um cantor deve treinar o controle da saída de ar do diafragma. Um dos exercícios mais "famosos" para isso são: inspirar profundamente e soltar o ar em "s", aumentando cada vez mais o tempo para isso (4 tempos, 8 tempos, 12 e assim por diante), sendo que o término do ar tem que casar com o término do tempo. Também usamos bastante o "stacatto": respiração profunda, enchendo o diafragma de ar e expirando-o em breves contrações do músculo.

No próximo post sobre saúde: ressonância do canto

UPDATE

Observação do Fabrizio, corrigindo os conceitos. Muito obrigada, cara!

"Ola! Adoro seu blog! O diafragma é um musculo, portanto ele nao tem como se encher de ar... Para inspirar podemos usar o musculo diafragma ou os musculos intercostais (costelas) para encher os pulmoes de ar. A respiracao diafragmatica é mais efetiva, portanto cansa menos e garante mais ar nos pulmoes. Grande abraco!"

3 comentários:

Unknown disse...

ola! Adoro seu blog!
O diafragma é um musculo, portanto ele nao tem como se encher de ar... Para inspirar podemos usar o musculo diafragma ou os musculos intercostais (costelas) para encher os pulmoes de ar. A respiracao diafragmatica é mais efetiva, portanto cansa menos e garante mais ar nos pulmoes.
Grande abraco!

Giovana Vincenzi disse...

Boa, Fabrizio!
Valeu pela correção!!!

Abraço e seja sempre bem vindo!

Caminos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.