terça-feira, 18 de novembro de 2008

A música dos anos 90 no barzinho: cult

Houve um tempo em que o rock internacional tirou o batom e o delineador, trocou a camisa de oncinha pela de flanela e cantou a tristeza de uma geração desiludida. O rock voltou a ser mais feroz, mais direto e sem frescuras. No Brasil, o rock perdeu de vez qualquer vestígio de inocência, falando escancarada e predominantemente de sexo e drogas... e fazendo piadas também. É claro que nos referimos aos...





Houve um tempo em que Alexandre Pires e Latino ostentavam bigodinhos. Um tempo em que Shakira cantava em espanhol e não parecia a Elba Ramalho, um tempo em que a mulher-objeto da vez não tinha uma fruta no nome artístico e exaltava sua baianidade (e, quando ganhou dinheiro suficiente, eliminou com plásticas e escovas progressivas todos os traços baianos e o cabelo pixaim).

Foi o início dos tempos em que a bunda se tornou o foco das paradas de sucesso, "pagode" passou a ser a música feita por homens de cabelos descoloridos, trajando ternos horríveis e fazendo passinhos ensaiados. Duplas goianas e seus cabelos mullet cantavam dores-de-cotovelo com suas vozes agudas (estridentes?) e venderam milhões. É claro que nos referimos aos...





Exatamente como o revival 80's, a tendência é que, o que era bom, recupere seu status glorioso e, o que era "lixo cultural", ganhe aura de "cult" e passe a ser o auge da trilha sonora das festas.



Todos voltarão a segurar o tchan, dançar na boquinha da garrafa e a passar por debaixo da cordinha - inclusive os que, na época, eram adolescentes roqueiros e detestavam aquela "porcaria"... e o farão não porque passaram a curtir axé e, sim, porque essa música trará as lembranças das primeiras festas, dos velhos amigos... talvez até do primeiro amor (ou do primeiro cigarro). A turma dos mais velhos vai se dividir: uns vão torcer o nariz, outros vão desafiar os bicos de papagaio e rebolar até o chão. A criançada e os adolescentes, com certeza, vão se divertir a valer com os tapas e beijos, pelados em Santos e baratas da vizinha. Aí está um guardanapo que recebi em um show em setembro para provar:



10 comentários:

Unknown disse...

É o tempo não para não tem jeito mais talvez como somos acostumados com as musicas e "rotulaçoes" de hoje não iriamos conseguir nos adaptar talvez,cada época tem seu charme tem seu glamour o problema é que na epoca atual não tem nada disso.

Belo blog,Abraços.

http://www.revistaup.com/blogdomarquinhos

Anônimo disse...

Exelente texto que me fez viajar. Minha adolescencia, que tinhamos vergonha dessas musicas, agora passam de lembrancas que sorrisos mostram o quanto valiosas sao. 'O Tempo nao para' - assim disse o grande poeta Cazuza - e novas lembrancas sao adquiridas. Outras faces conhecidas. Outras perspectivas nascidas.
Otimo Blog!
Abrcs

Rosangela A. Santos disse...

Eu tb tenho algumas lembraças muito boas ... e da uma saudade ..

Adorei o post ..

Parabéns..


abç.

G. disse...

ôooo bilhetinhos! =P

aehaiueaoheaieha

parabens pelo blog! valeu pelo prestigio!

tas no meu favoritos! xD

http://saladacomfarofa.blogspot.com

Unknown disse...

Nossa, adorei o post.
Saudades dos anos 90, tinha tanta coisa boa né...
Curtir o blog

Até mais ;D

www.vinnycius.blig.ig.com.br

RJ disse...

seu post mostra os ano 90 de uma forma bem negativa..
tiveram algumas coisas boas tbm, embora concordo com muito do que vc disse...

mas se for pesar na balança, os anos 80 leva vantagem, com certeza !!

G. disse...

Hehe, voltei ao layout antigo! \o/

verdade, acho que vou ficar com ele mesmo! valeu pelo apoio, to te linkando tbm, quando tiver banner manda q eu ponho! xD

Kiliano disse...

Ahhh deeeeuss!! o texto ficou perfeito!!! kkkk


Paabens pelo sucesso!! não é atoa q o blog esta bombando xD

Histórias de uma Quimera disse...

Feliz por ter passado pelo meu blog!
Não tão interessante quanto o seu, mas.. rs
Esses guardanapos scaneados são a melhor idéia de todos os tempos!
adoro, deixa a gente tão próximo disso.. rs.

E é verdade, fazer produção é coisa de gente maluquete, tipo eu assim.. rs
Beijos!
ah! e viva os anos 90!

Giovana Vincenzi disse...

Pessoal, valeu mesmo pelos comentários, opiniões e pelo carinho!

Respondi a todos individualmente... menos à Rosângela pq não achei o mail no perfil. Então, vamos lá!

Rosângela, valeu MESMO pela visita... e também tenho MUITA saudade de MUITAS coisas dos anos 90... confesso que de outras, tenho vontade de fugir, hahaha, mas tenho certeza de que 2009 será o ano de revivermos essa década!

Kiliano, querido, obrigada pelo carinho de sempre! Já é da casa!

"Quimera" (qual seu nome?), eu é que agradeço pela vista! Venha sempre e, se precisar de atriz ou "trilheira" pras suas produções, conte comigo!

Bjs