quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Parabéns, Sabá!


O post de hoje é em homenagem aos 80 anos de um grande mestre: Sebastião Oliveira da Paz, o Sabá, um dos maiores contrabaixistas do país e a quem eu tive a imensa honra de ter como primeiro (e maior) mestre.

Sabá foi ninguém menos que o baixista do Jongo Trio - o conjunto que acompanhou Elis Regina e Jair Rodrigues em Dois na Bossa. Há ainda uma lista de grandes nomes com quem Sabá tocou ao longo de mais de 60 anos de carreira: Araquém Peixoto, Mônica Marsola, César Camargo Mariano, Taiguara e vários outros.

Há cerca de 18 anos, uma pirralhinha de 7 anos chegou para o senhor que tocava violão na missa das 11:30 e pediu:

- Tio, me ensina a tocar violão?

Ele topou, não cobrou absolutamente nada e teve toda a paciência do mundo com a pirralhinha, que nem alcançava o pé no chão quando sentava no banquinho pra tocar. Mas a pirralhinha tinha força de vontade e algum jeitinho pra música e a coisa foi progredindo.

A menininha e sua família só foram descobrir que o Sabá era um músico de grande importância no cenário da música brasileira muitos anos depois, ao verem fotos de shows em sua casa. Sempre humilde, nunca vangloriou-se, nunca contou vantagem. Um homem que sempre economizou nas palavras de seus feitos e esbanjou sorrisos. Humilde até quando a pirralhinha, hoje com 26 anos, musicista profissional e autora deste blog, ligou para cumprimentá-lo!

Obrigada, mestre!

Deixo este link com uma excelente reportagem de Carlos Calado para todos que quiserem saber mais da história deste grande homem:
http://cliquemusic.uol.com.br/br/Resgate/Resgate.asp?Nu_materia=1769

Parabéns, Sabá!

Um comentário:

Neco Vieira disse...

Parabens também!


e..

poderia haver um encontro musical entre os dois hein?

Um mega show!


perfeito!